Maio 17, 2017

A relação próxima entre o Design e os Princípios da Gestalt

Inspiração e criatividade sempre seguem padrões reconhecidos pela cultura e pelas tendências sociais para serem eficazes. Para trabalharmos com um bom design, temos de considerar não somente um único elemento, mas como ele é percebido em sua totalidade. É assim que podemos definir a Teoria da Gestalt, uma questão de percepção

Elementos visuais são caracterizados pela profunda relação que qualquer bom designer tem que saber e entender. Os princípios da Gestalt podem ser úteis para descobrir como funciona a percepção visual e por que algumas formas ou elementos do grupo são mais equilibrados do que outros.

Agora, iremos ver o que é a Escola Gestalt, quais são as suas regras, o que eles dizem e por que são tão importantes para os designers. Ao falar sobre, também veremos como são aplicados a exemplos reais. Isso ajudará a demonstrar quão próxima é a relação entre eles, o design e sua percepção.

A Importância da Abordagem Psicológica

A Psicologia é um aspecto importante no trabalho de design, porque ele é diretamente ligado à emoção e a percepção. O designer precisa construir seu produto e a sua forma a partir das necessidades do seu público-alvo, usando assim, a emoção para criar um sentimento, também com base em padrões sociais.

Os Princípios da Gestalt podem realmente ajudar a focar a atenção e a organizar conteúdos de uma forma eficaz, e, certamente, podem ser considerados uma ferramenta teórica essencial. Eles não são meramente um esquema matemático a seguir, mas uma maneira de reorganizar os conteúdos para transformar o objeto familiar, organizando-os em visões desconhecidas. Isso permite o desenvolvimento de uma nova configuração do objeto já existente, estimulando a criatividade.

Como designer, é realmente importante para você entender como as pessoas percebem um projeto visual e, tirar proveito dessas regras, é uma grande vantagem.

A psicologia gestáltica ou gestaltismo (do alemão: Gestalt – “essência ou forma da forma completa de uma entidade”), é uma teoria da mente e do cérebro que presume que o princípio operacional do cérebro é holístico, paralelo e analógico ao organizar tendências. O efeito Gestalt é a capacidade geradora de forma de nossos sentidos, particularmente no que diz respeito ao reconhecimento visual de figuras e formas inteiras em vez de apenas uma coleção de linhas e curvas simples.

A expressão “o todo é maior que a soma das partes” é freqüentemente usada quando se explica essa teoria. Wertheimer, o fundador original da teoria, mostrou como entender melhor a percepção visual é de fundamental importância, considerando alguns elementos de modos de agrupamento. A organização visual desses elementos surge alegando-os em estruturas maiores.

Empregamos e dependemos desses princípios na maioria dos aspectos de nossa vida cotidiana: como nos movemos em grupos, como combinamos a roupa e suas cores, como pensamos e percebemos um todo de elementos (um cartaz, uma foto, um logotipo ou até mesmo um prato), tudo é influenciado pelos princípios da Gestalt. A relação entre objetos não é nada mais do que uma coisa de percepção e este é, sobretudo, o campo de ação do designer.

Percepção

Ao criar um logotipo um site ou qualquer outro produto gráfico, nós temos de levar em consideração o todo e não simplesmente a soma das partes, pois é a totalidade complexa dos elementos e a estreita relação entre eles que se obtém o seu significado.

Os detalhes são importantes, mas apenas na forma como contribuem para o conjunto. Pixel, web design perfeito, sombras, textura e escolha de fonte contribuem para obter um design impactante, mesmo se os seus clientes não os vê realmente. Pessoas que não estão treinadas para perceber detalhes, são influenciadas principalmente a partir de um primeiro olhar – e até mesmo os designers começam a ver tais detalhes somente após seu cérebro receber a primeira mensagem.

As pessoas completam a organização visual de uma forma previsível. Designers são explorados no processo criativo para permitir que a mensagem principal saia como linha de frente, como uma mensagem à primeira vista. Existem outros significados, mas eles precisam enfatizar e, principalmente, dar força ao primeiro deles.Pintores famosos do passado-recente estavam conscientes do papel da percepção e usaram muito dele, criando obras únicas. Um grande exemplo disso é a conhecida pintura Gala Contemplando o Mar Mediterrâneo, de Salvador Dalí. Dalí pintou um retrato de sua esposa Gala que, a partir de vinte metros de distância, ela se torna um retrato de Abraham Lincoln.

E você? Já tinha ouvido falar na Gestalt antes? Os princípios e regras desta teoria estão aplicados em logotipos muito conhecidos por nós e você poderá conferir alguns exemplos em nosso próximo post.